China diz que faltam “condições ideais” para cúpula trilateral com Japão e Coreia do Sul

Notícias

A China expressou uma opinião negativa sobre a realização de uma cúpula trilateral com o Japão e a Coreia do Sul, em meio a tensões entre Tóquio e Pequim após os comentários da primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae sobre Taiwan.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse em uma entrevista coletiva na segunda-feira que, no momento, não existem as condições ideais para a realização de uma reunião dos líderes.

Em uma reunião realizada em Tóquio em março, os chanceleres do Japão, China e Coreia do Sul haviam concordado que seus países agilizariam os preparativos para uma cúpula trilateral a ser realizada no Japão em breve. No entanto, a reunião ainda não aconteceu.

Mao afirmou que não houve acordo sobre uma data para a cúpula trilateral.

Ela também disse que os “comentários errôneos” feitos recentemente pela premiê japonesa sobre Taiwan minaram a base e o ambiente de cooperação entre os três países.

Pequim recentemente notificou Tóquio e Seul de que adiaria uma reunião trilateral de seus ministros da cultura, programada para ser realizada em Macau no final deste mês.

Um repórter pediu a Mao que comentasse sobre a declaração de Takaichi após a cúpula do Grupo dos 20 na África do Sul de que o Japão continua aberto a dialogar de diversas formas com a China.

Mao disse que a China espera que o lado japonês leve a sério as preocupações de Pequim, retire os comentários sobre a questão de Taiwan e mostre sinceridade no diálogo por meio de ações concretas.

Fonte: NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *