A Coreia do Norte alega ter testado quarta-feira projéteis hipersônicos e diz ter conseguido atingir o alvo pretendido.
A Agência Central Coreana de Notícias, órgão estatal, anunciou quinta-feira que a Administração de Mísseis do país realizou, no dia anterior, um teste com “o importante” sistema de armamento do país. Noticiou que dois projéteis hipersônicos lançados da capital, Pyongyang, caíram no alvo pretendido em Hamgyong do Norte, província da região nordeste.
Fotos divulgadas pela agência mostram o que parece ser um míssil em deslocamento no ar e uma coluna de fumaça negra que sobe quando o projétil atinge o solo.
Já a agência de notícias sul-coreana Yonhap especula que os projéteis tenham sido mísseis balísticos de curto alcance do tipo exibido pela Coreia do Norte em uma parada militar no dia 10.
As Forças Armadas da Coreia do Sul informaram quarta-feira que a Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance na direção nordeste desde uma área situada no interior do país.
Na próxima semana, serão realizadas na Coreia do Sul reuniões do fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). É aguardada a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outros dirigentes. Segundo especialistas, a intenção da Coreia do Norte seria atrair atenção para si mesma ao disparar mísseis às vésperas das reuniões.
Fonte: NHK
