Trump declara que há uma ‘chance muito boa de chegar a um acordo’ em Gaza

Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou confiança de que Israel e o Hamas poderiam chegar a um acordo em breve, tendo como base seu plano de paz de 20 pontos para a Faixa de Gaza.

Trump falou a repórteres na segunda-feira: “Temos uma chance muito boa de chegar a um acordo, e será um acordo duradouro”. Ele sugeriu que o Hamas está respondendo de maneira favorável e disse esperar que continue assim.

Mais cedo na segunda-feira, Israel e o Hamas iniciaram negociações indiretas no Egito, país que age como mediador. Acredita-se que as duas partes estejam discutindo maneiras específicas de libertar reféns, medida com a qual o Hamas concordou, e a retirada parcial das tropas israelenses.

No entanto, mesmo com negociações em andamento, na segunda-feira, autoridades de saúde em Gaza disseram que ataques israelenses haviam deixado 21 pessoas mortas nas 24 horas até então.

O dia 7 de outubro marca dois anos desde que o Hamas realizou um ataque massivo contra Israel, deixando cerca de 1.200 mortos e levando mais de 250 pessoas como cativos. O Hamas ainda não libertou 48 do total de reféns.

A resposta de Israel foi uma operação militar em Gaza, que resultou na morte de mais de 67 mil pessoas. Além disso, 460 pessoas teriam perdido suas vidas devido à desnutrição e a outros fatores, já que o enclave continua enfrentando uma crise humanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *