Um dos maiores festivais de cinema da Ásia terá início em Tóquio no final deste mês. Dois filmes do Japão estão entre os 15 finalistas.
Na quarta-feira, os organizadores do 38º Festival Internacional de Cinema de Tóquio anunciaram que 15 produções — escolhidas entre 1.970 inscrições de 108 países e regiões — competirão pelo prêmio principal.
Um dos dois filmes japoneses da lista é “Blonde”, dirigido por Sakashita Yuichiro. Ele retrata um professor do ensino fundamental que embarca em uma jornada de autorreflexão ao confrontar seus alunos — adolescentes que se rebelam contra as regras da escola oxigenando seus cabelos.
Sakashita afirmou esperar que a obra incentive os espectadores a refletir sobre várias questões sociais. O cineasta acrescentou que “Blonde” também é uma comédia. Por isso, ele quer que as pessoas riam e se divirtam.
Outro filme da lista, “Echoes of Motherhood”, foi dirigido por Nakagawa Ryutaro. Ele retrata as emoções e os conflitos complexos entre mãe e filha. A premiada diretora Kawase Naomi interpreta o papel principal como a mãe.
Nakagawa declarou que Kawase era a única escolha para o papel, descrevendo-a como uma pessoa de grande energia e uma diretora que detém um certo poder. Ele disse que queria ter o apoio da experiente cineasta.
O Festival Internacional de Cinema de Tóquio será realizado de 27 de outubro a 5 de novembro em salas de exibição na região de Hibiya e em outros locais da capital japonesa.
