Warren Buffet, um proeminente investidor americano, escreveu em sua carta anual aos acionistas que pretende aumentar a participação de sua empresa nas cinco maiores companhias de comércio do Japão.
Buffett, de 94 anos, é um dos investidores mais conhecidos do mundo e chama atenção sempre que faz um grande investimento.
A empresa de investimentos Berkshire Hathaway começou a comprar ações da Itochu, Marubeni, Mitsubishi, Mitsui e Sumitomo em 2019.
Na época, a empresa concordou em manter sua participação abaixo de 10% em cada uma das companhias.
Buffett escreveu na carta: “No entanto, conforme nos aproximamos desse limite, as cinco empresas concordaram em relaxar moderadamente o teto. Com o tempo, vocês provavelmente verão a participação da Berkshire aumentar um pouco em todas as cinco”.
Ele também escreveu que espera que sua empresa “mantenha essa posição no Japão por muitas décadas e que a Berkshire encontre outras maneiras de trabalhar de forma produtiva com as cinco empresas no futuro”.
Buffett está preocupado com as finanças do governo dos EUA, dizendo que “o dinheiro em papel pode ver seu valor evaporar caso a insensatez fiscal prevaleça. Em alguns países, essa prática imprudente se tornou habitual e, na curta história do nosso país, os EUA chegaram perto do limite”.
Ele acrescentou que “nunca se esqueça de que precisamos de vocês para manter uma moeda estável e tal resultado exige sabedoria e vigilância da parte de vocês”.
Fonte: NHK