Trump pede à primeira-ministra Takaichi que evite piorar situação diplomática com a China

Notícias

Pedido foi feito durante ligação telefônica nesta semana e ocorreu imediatamente após encontro de Trump com Xi Jinping

Tóquio, Japão – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, que evitasse uma escalada na tensão diplomática com a China. Segundo informações da agência Reuters, o pedido veio durante ligação telefônica nesta semana, conforme disseram duas fontes ligadas ao governo japonês.

Na ligação telefônica de terça-feira (25) com Trump, o presidente dos EUA expressou o desejo de que Takaichi evitasse irritar ainda mais Pequim, de acordo com as fontes. O presidente americano busca manter uma frágil trégua na guerra comercial com a China e não fez exigência específica a Takaichi sobre o assunto, disse uma das fontes.

O pedido de Trump para que Takaichi diminuísse o tom da disputa foi noticiado primeiramente pelo Wall Street Journal. A ligação telefônica ocorreu imediatamente após outro encontro entre Trump e Xi Jinping, no qual o líder chinês afirmou que o “retorno de Taiwan à China” é uma parte fundamental da visão de Pequim para a ordem mundial, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

Em comunicado da Casa Branca atribuído a Trump, o presidente afirmou que “o relacionamento dos Estados Unidos com a China é muito bom, e isso também é muito bom para o Japão, que é nosso querido e próximo aliado”.

China pediu retratação de primeira-ministra

Japão e China vivem uma crise diplomática após declarações da primeira-ministra japonesa no começo de novembro de que um ataque chinês a Taiwan que ameaçasse a sobrevivência do Japão poderia desencadear uma resposta militar.

A declaração provocou forte reação em Pequim, que reivindica Taiwan como uma província separatista a ser reunificada com o continente, pela força se necessário, e vê a questão de Taiwan como um assunto “interno”. O governo chinês exigiu uma retratação por parte de Takaichi, o que ainda não aconteceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *