Temporada de pólen começa no Japão com previsão de alta dispersão; pessoas alérgicas devem redobrar cuidados

Notícias

O serviço de meteorologia Weathernews estima que, em média nacional, o volume de pólen em 2026 será 28% acima do normal

Tóquio, Japão – A temporada de pólen, que causa alergia em muitas pessoas nesta época do ano, está começando em partes do Japão.

Segundo o serviço de meteorologia Weathernews, a dispersão do pólen de cedro (sugi) geralmente começa no início de fevereiro, coincidindo com o dia 4, marcado pelo início simbólico da estação pelo antigo calendário japonês.

De acordo com a Weathernews, o verão extremamente quente do ano passado favoreceu o crescimento das flores masculinas, que são a principal fonte do pólen. Como resultado, a quantidade de pólen em suspensão deve ser maior do que a média, especialmente no leste do Japão, aumentando a preocupação entre pessoas que sofrem de alergia.

O pólen de cedro deve começar a ser observado no início de fevereiro em regiões como Tóquio, Shizuoka e Fukuoka. A previsão aponta que Kyushu, Tokai e Kanto terão o pico da dispersão entre meados de fevereiro e meados de março.

Já o pólen de cipreste (hinoki) deve se espalhar com mais intensidade entre meados de março e meados de abril em Kyushu, Chugoku e Shikoku. Em Kinki e Kanto, o pico é esperado entre o fim de março e meados de abril.

Volume de pólen acima da média nacional

A Weathernews estima que, em média nacional, o volume de pólen em 2026 será 28% acima do normal. Em Akita, onde a dispersão foi baixa na primavera de 2025, a quantidade pode chegar a seis vezes mais do que no ano anterior. No norte de Tohoku, incluindo Akita, a previsão indica um dos maiores volumes de pólen dos últimos 10 anos.

Províncias como Yamanashi e Nagano também podem registrar mais do que o dobro da quantidade habitual. Em contrapartida, regiões do oeste do Japão, especialmente em Kyushu, devem ter níveis semelhantes ou inferiores aos do ano passado.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o fluxo de ar frio continental que provocou fortes nevascas em janeiro deve continuar em fevereiro. No entanto, a previsão para março indica temperaturas acima da média no norte e no leste do país, e dentro ou acima da média no oeste, o que sugere uma chegada antecipada da primavera.

Situação na região Tokai

Na região de Tokai, a Weathernews prevê que a temporada de pólen comece entre o início e a metade de fevereiro. A quantidade de pólen na primavera de 2026 deve ser 30% maior em relação ao ano anterior e 32% em comparação com a média histórica.

Em Mie, onde a dispersão em 2025 foi muito elevada, a previsão indica queda neste ano. Já em Gifu, que teve baixo volume no ano passado, a expectativa é de forte aumento na quantidade de pólen.

Atenção redobrada e medidas de prevenção

Em dias ensolarados e com ventos fortes, a dispersão tende a aumentar significativamente. Especialistas recomendam reforçar os cuidados, seguindo três princípios básicos: evitar a entrada do pólen, não levá-lo para dentro de casa e removê-lo adequadamente.

Ao sair, o ideal é usar máscara, óculos e chapéu, além de roupas com tecido liso. Ao retornar, deve-se retirar o pólen das roupas e do cabelo ainda na entrada, lavar o rosto, fazer gargarejo e lavar as peças com frequência.

Em ambientes internos, a orientação é reduzir a ventilação e utilizar purificadores de ar com filtro HEPA, considerados mais eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *