O presidente da Rússia, Vladimir Putin, instruiu altos funcionários a considerar se Moscou deveria começar a se preparar para realizar testes de armas nucleares.
Na quarta-feira, Putin realizou uma reunião do conselho de segurança para discutir a diretriz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Departamento da Defesa. No final do mês passado, Trump orientou o Pentágono a realizar testes nucleares.
O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, disse aos participantes do encontro que Moscou deveria começar imediatamente a se preparar para realizar testes nucleares em grande escala.
Por sua vez, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, observou que pode levar de vários meses a muitos anos para fazer os preparativos necessários aos experimentos nucleares, dependendo do tipo de teste. Ele acrescentou que a Rússia perderá a oportunidade de responder à ação dos Estados Unidos, se as medidas apropriadas não forem tomadas agora.
Em resposta, Vladimir Putin afirmou que Moscou continuará cumprindo suas obrigações do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares. Ele se referiu a um discurso que fez em 2023. Na ocasião, Putin afirmou que a Rússia teria que tomar as contramedidas apropriadas, se os Estados Unidos ou outros países realizassem um teste nuclear.
O presidente russo, então, instruiu as autoridades a apresentar propostas sobre a possibilidade de começar os trabalhos para a preparação de testes de armas nucleares.
Fonte: NHK
