A primeira-ministra japonesa, Takaichi Sanae, e o presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram em levar a aliança entre seus países a novos patamares.
Takaichi falou por telefone com Trump no sábado, depois de chegar à Malásia para uma importante cúpula regional.
No início da ligação de 10 minutos, Trump parabenizou Takaichi por se tornar a nova primeira-ministra.
Takaichi disse a Trump que fortalecer a aliança Japão-EUA é a maior prioridade de seu governo, quando se trata de política externa e de segurança.
A primeira-ministra disse a Trump que “o Japão é um parceiro indispensável para os Estados Unidos, tanto em sua estratégia em relação à China quanto à referente ao Indo-Pacífico”. Takaichi também transmitiu a Trump seu desejo de “continuar promovendo juntos a visão de um Indo-Pacífico livre e aberto”.
Além disso, Takaichi agradeceu o apoio de Trump aos esforços para resolver a questão dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte. Ela pediu ao presidente para que continue cooperando na questão.
Quanto à reunião de cúpula entre os dois no Japão, planejada para a terça-feira, Takaichi disse a Trump que está ansiosa para recebê-lo em Tóquio.
Durante sua visita à Malásia, Takaichi se reunirá com líderes dos países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A primeira-ministra escreveu nas redes sociais que espera trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos e parceiros regionais para consolidar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Fonte: NHK
