Um japonês residente em Cebu, ilha central das Filipinas, contou à NHK ter visto muitos prédios desabar na cidade de Bogo, do norte da ilha, perto do epicentro do forte terremoto que sacudiu a região na terça-feira.
Até agora, as autoridades registraram 69 mortes no terremoto de magnitude 6,9 ocorrido na noite de terça-feira, com epicentro em águas ao largo da costa de Cebu.
A ilha é muito procurada por turistas japoneses e pessoas interessadas em estudar inglês.
O japonês Niwa Yuma, morador da cidade de Cebu, na região central da ilha, visitou quarta-feira familiares de um amigo da cidade de Bogo que foi hospitalizado em consequência do terremoto. Disse que viu fendas em rodovias de acesso à cidade e que edifícios aparentemente novos haviam ruído, assim como prédios antigos e construções de dois pisos.
Imagens que ele filmou na cidade mostram a inclinação do prédio de uma loja de uma grande rede de hambúrgueres e as paredes externas de outro prédio reduzidas a escombros, bloqueando a via pública.
Niwa relatou ter visto pessoas sendo tratadas em tendas que foram armadas em um estacionamento de um hospital da cidade.
A Guarda Costeira das Filipinas enviou quarta-feira profissionais médicos e auxílio assistencial para a região do desastre, onde está em andamento uma ampla operação de resgate.
