O principal índice de ações do Japão caiu logo após a abertura de terça-feira, em meio a preocupações políticas com a coalizão governista japonesa e com a renovação das tensões comerciais entre EUA e China.
O índice Nikkei chegou a cair mais de 700 pontos, ou cerca de 1,5%, em relação ao fechamento de sexta-feira, após um feriado prolongado de três dias, com início no sábado.
O índice de referência encerrou a sessão da manhã em 47.520, o que representou uma queda de 568 pontos, ou 1,18%, em relação ao fechamento de sexta-feira. As montadoras lideraram as altas.
Logo após o encerramento de sexta-feira, o parceiro júnior da coalizão governista, Partido Komei, anunciou sua decisão de romper com o Partido Liberal Democrático (PLD), principal legenda do governo, citando seu fracasso em solucionar questões de financiamento político.
A decisão lançou uma sombra sobre o otimismo do mercado em Tóquio na semana passada. Após a eleição de Takaichi Sanae como a nova líder do PLD, havia expectativa entre os investidores de que ela fosse ampliar os gastos fiscais.
