O grupo islâmico Hamas informou que responderá em breve a um plano de paz de 20 pontos proposto pelos Estados Unidos para acabar com o conflito na Faixa de Gaza.
Na segunda-feira, os Estados Unidos propuseram o plano de paz que inclui um cessar-fogo no enclave, a libertação de reféns e o desarmamento do Hamas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem pressionando o grupo islâmico a aceitar a proposta. Segundo Trump, se isso não acontecer, “o final será muito triste”.
O Hamas publicou uma série de mensagens nas redes sociais, citando comentários de um alto funcionário durante uma entrevista para a emissora Al-Jazeera, do Catar.
O Hamas disse ter recebido o plano na segunda-feira e iniciado consultas internas e externas no dia seguinte.
O grupo disse que discutirá o plano com o objetivo de impedir a guerra e os massacres. O Hamas disse ter algumas reservas sobre o plano e que anunciará sua posição sobre o mesmo em breve.
Em negociações anteriores, o Hamas havia pedido a retirada total das Forças de Defesa de Israel da Faixa de Gaza. O plano proposto pelos Estados Unidos diz que “as linhas de batalha permanecerão congeladas até que as condições sejam satisfeitas para a retirada completa por etapas”.
Todas as atenções estão voltadas para qual será a resposta do Hamas à proposta.
