O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, afirmou que é extremamente importante que a Palestina exista de forma sustentável à luz da situação no Oriente Médio. Ele disse que seu país desempenhará um papel pragmático e proativo na concretização de uma “solução de dois Estados”.
Ishiba realizou uma coletiva de imprensa, na quarta-feira, depois de participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
O ímpeto tem crescido na comunidade internacional em prol do reconhecimento do Estado palestino. Ishiba Shigeru declarou que isso não significa que o reconhecimento seja o único caminho a ser seguido. Ele disse: “O mais importante é que a Palestina exista de forma sustentável e coexista com Israel”.
Ishiba declarou que o Japão desempenhará um papel no avanço em direção a uma “solução de dois Estados”. Isso inclui esforços avançados para o estabelecimento da independência econômica e da governança efetiva da Palestina.
Repórteres perguntaram ao premiê japonês a respeito da mensagem que ele quer transmitir no 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Ishiba Shigeru respondeu que ainda não foi decidido, mas enfatizou que quer evitar que algo parecido com a guerra se repita. Ele disse: “Acho importante não deixar que as lembranças da guerra desapareçam e evitar que ela aconteça novamente”.