Drones com latidos de cão é a nova estratégia de Gifu contra ursos invasores

Notícias

O plano utiliza drones equipados com alto-falantes que reproduzem sons altos e irritantes de latidos de cães

Hida – Em meio a uma onda de incidentes envolvendo ursos em todo o país, que levou à autorização policial para o abate dos animais desde 13 de novembro, a região de Tokai implementou uma nova e engenhosa estratégia: o uso de drones para afugentar os ursos que se aproximam de áreas residenciais nas montanhas.

A medida inédita de prevenção foi colocada em prática em Furukawa-cho, na cidade de Hida, Província de Gifu, no dia 14 de novembro. O plano utiliza drones equipados com alto-falantes que reproduzem sons altos e irritantes de latidos de cães.

A urgência dessa contramedida é justificada por avistamentos recentes. Segundo a prefeitura de Hida, um morador encontrou um urso adulto nas proximidades do Templo Okinenji, em Shimokita, Furukawa, por volta das 8h da manhã do dia 9 deste mês.

“Um urso adulto deve pesar entre 70 e 80 quilos. É assustador. Preocupa o fato de ele ter descido até uma área residencial”, relatou um morador.

A área onde o drone sobrevoou registrou avistamentos no ano passado, inclusive em pomares próximos. Além dos latidos de cão, que causam repulsa aos ursos, os drones também podem emitir sons de fogos de artifício para assustar os animais.

Um representante do Departamento de Meio Ambiente, Energia e Estilo de Vida da Prefeitura de Gifu explicou a decisão de usar a tecnologia. “Após considerarmos que tipo de contramedidas poderíamos tomar e o que poderíamos fazer imediatamente, decidimos usar drones para afugentar os ursos. Vimos exemplos de afugentamento bem-sucedido em outras áreas e, como sabemos que há ursos nesta região, gostaríamos de verificar o efeito e continuar a estudá-lo”.

O aumento da população de ursos-negros-asiáticos na província de Gifu torna essas medidas cruciais. A população estimada de ursos atingiu aproximadamente 3.700 em 2022, um aumento de 1,5 vez em comparação com 10 anos atrás. As contramedidas são implementadas em todo o país, enquanto o período de hibernação, que poderia naturalmente reduzir os incidentes, se aproxima.

Fonte: Tokai News/ Imagem: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *