Premiê do Japão declara que não há mudanças nas políticas afirmadas com o presidente da China

Notícias

A primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, declarou que não há absolutamente nenhuma mudança na posição do Japão sobre a China em relação à direção geral que ela confirmou com o presidente chinês, Xi Jinping, durante reunião entre eles em outubro.

A declaração de Takaichi ocorreu na sexta-feira, em meio a crescentes tensões entre os dois países. A divergência teve início depois que Takaichi falou no Parlamento do Japão este mês que, se uma possível “emergência em Taiwan” envolver o uso da força, poderia ser uma “situação de risco para a sobrevivência” do Japão.

A primeira-ministra disse a repórteres que ela e o líder chinês reafirmaram a direção geral que os dois países adotariam para promover de forma abrangente uma “relação mutuamente benéfica baseada em interesses estratégicos em comum” e para edificar um relacionamento construtivo e estável. Takaichi declarou que não houve nenhuma mudança nesse direcionamento.

Em relação ao tipo de situação que poderia ser considerada uma ameaça à sobrevivência do Japão, Takaichi comentou que o governo faria um julgamento abrangente com base em todas as informações, de acordo com circunstâncias específicas de algo que venha a ocorrer de fato.

Takaichi também comentou que o Japão repete essa explicação desde o governo do então premiê Abe Shinzo, quando foi aprovada a atual legislação de segurança.

A primeira-ministra reiterou que a posição do governo japonês permanece inalterada, acrescentando que ela mesma também deu explicação idêntica.

Fonte: NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *