O sumário da última reunião dos formuladores de políticas do Banco do Japão reflete uma visão de que se aproxima o momento de um novo aumento da taxa de juros.
O conselho de política se reuniu no final de outubro realizando uma votação na qual sete membros foram a favor – e dois contra – de manter a principal taxa de juros a curto prazo em cerca de 0,5%.
O resumo divulgado nesta segunda-feira mostra que os formuladores de políticas decidiram manter a taxa inalterada dadas as incertezas na economia global e a necessidade de observar o impulso dos aumentos salariais no Japão.
O documento, no entanto, inclui a opinião de que mesmo que uma ação imediata não seja necessária, “o Banco não pode deixar passar o momento certo de aumentar a taxa de juros de referência”. Separadamente, também contém a visão de que as condições para um aumento da taxa “estão perto de serem atendidas”.
O Banco do Japão realizará sua próxima reunião em meados de dezembro. A expectativa é de que os formuladores de políticas estarão atentos ao que líderes empresariais e organizações trabalhistas têm a dizer sobre os aumentos salariais para o próximo ano.
Fonte: NHK
