Tribunal de Contas do Japão calcula em mais de US$ 352 milhões pagamentos indevidos por Covid ou outras razões

Política

O Tribunal de Contas do Japão calcula em mais de 54 bilhões de ienes — cerca de 352 milhões de dólares — o montante de verbas públicas pago indevidamente para vários fins, incluindo auxílios relacionados ao coronavírus.

O presidente do Tribunal de Contas, Harada Yuhei, apresentou quarta-feira à primeira-ministra, Takaichi Sanae, relatório sobre uma auditoria de ministérios, órgãos públicos e instituições vinculadas ao governo correspondente ao ano fiscal de 2024.

Segundo o relatório, houve 319 casos em que dinheiro do contribuinte em total superior a 54 bilhões de ienes foi desperdiçado ou utilizado de maneira que requer ajustes.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria pagou de modo inapropriado o maior montante, de mais de 22 bilhões de ienes — quantia equivalente a 144 milhões de dólares. A SME Support Japan, como é chamada a Organização de Pequenas e Médias Empresas e Inovação Regional, desembolsou indevidamente mais de 12 bilhões de ienes — quase 79 milhões de dólares.

Além disso, o Tribunal de Contas sustenta que auxílios, em total aproximado de 2,6 bilhões de ienes — cerca de 17 milhões de dólares —, foram pagos de modo inapropriado pela SME Support Japan a empresas que iniciaram novas atividades em razão da propagação do coronavírus.

Fonte: NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *