O Japão lançou com sucesso sua nova nave de carga HTV-X no espaço.
Foi possível ouvir um estrondo quando um foguete H3 que transportava a espaçonave decolou por volta das 9h de domingo do Centro Espacial Tanegashima, no sudoeste do Japão.
Ao subir pelos céus, foram desacoplados quatro foguetes auxiliares e o motor de primeiro estágio. Então, o HTV-X foi colocado na órbita programada, cerca de 14 minutos depois.
A nave não tripulada, desenvolvida pelo Japão, é projetada para transportar equipamentos para experimentos e outros itens para a Estação Espacial Internacional (ISS).
O HTV-X substituiu o Kounotori, que entregava cargas para a ISS até 2020. A nova nave é capaz de levar 50% mais carga do que seu antecessor.
De olho no projeto internacional de exploração lunar, o programa Artemis, o HTV-X é equipado com uma pá de painel solar para garantir uma fonte de alimentação estável de energia e é capaz de transportar mais combustível.
O HTV-X está programado para se aproximar em cerca de quatro dias e atracar na Estação Espacial na quinta-feira. Durante a atracação, o astronauta japonês Yui Kimiya, que está em missão de longo prazo na ISS, vai operar um braço robótico e capturar a nave.
Fonte: NHK
