Austrália expressa preocupação com manobra “insegura” realizada por aeronaves chinesas

Geopolítica

O Ministério da Defesa da Austrália expressou preocupação com o lançamento de sinalizadores por um caça chinês nas proximidades de um avião de patrulha australiano.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, o ministério disse que o incidente aconteceu enquanto a aeronave australiana realizava vigilância no Mar da China Meridional. Segundo o órgão, o caça chinês disparou sinalizadores em duas ocasiões.

A pasta australiana chamou a manobra do avião chinês de “interação insegura e não profissional”. Declarou também que o pessoal australiano a bordo da aeronave de patrulha não sofreu ferimentos.

Também na segunda-feira, o Comando do Teatro Sul da China emitiu um comunicado afirmando que uma aeronave militar australiana havia invadido o espaço aéreo chinês. O lado chinês disse que seus militares rastrearam e monitoraram o avião australiano de acordo com a lei e com as regras estipuladas, assim tomando fortes contramedidas. Acrescentou que os militares chineses dispersaram a aeronave após um aviso.

O ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles, disse que seu país permanecerá vigilante.

Um incidente semelhante ocorreu em fevereiro, quando um avião militar chinês lançou sinalizadores próximo a uma aeronave militar australiana.

Fonte: NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *