O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão fez uma mostra do uso experimental de equipamentos pesados controlados remotamente, desenvolvidos com tecnologia japonesa. Eles poderão ser empregados na Ucrânia para ajudar a remover detritos de guerra, e a apresentação aconteceu em um momento em que a Ucrânia continua lutando contra a invasão da Rússia.
O Japão é uma nação propensa a desastres naturais, e as empresas japonesas se basearam em experiências acumuladas nos locais devastados para desenvolver a tecnologia em questão.
Na quinta-feira, membros da mídia foram convidados para ver parte de um teste de verificação realizado em Kiev, capital da Ucrânia. Cerca de 40 pessoas, incluindo funcionários de governos regionais e empresas de construção, participaram do evento.
Quando uma mulher que se encontrava em uma cabine moveu uma alavanca, as telas mostraram uma máquina não tripulada conduzindo escavações no Japão. Os participantes assistiram às imagens na tela.
A tecnologia deverá ser utilizada para garantir a segurança em locais de trabalho onde há armas não detonadas ou outros perigos. Espera-se que a tecnologia também crie oportunidades de emprego para mulheres, assim como para pessoas feridas em batalhas, em meio à escassez de trabalhadores do sexo masculino na Ucrânia.
A mulher que operava a máquina observou que é difícil para as mulheres trabalharem em um campo que envolve o uso de equipamentos pesados. Ela indicou que isso acontece apesar de haver “uma falta categórica de homens” em consequência do prolongado conflito.
Ela também disse que a tecnologia com controle remoto permitirá que quaisquer mulheres manejem máquinas pesadas e que será fácil para elas dominarem as técnicas.
