Líderes do Japão e da União Europeia (UE) acordaram uma maior colaboração em setores estratégicos, como defesa, segurança econômica e outras áreas prioritárias.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, reuniu-se em Tóquio com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um encontro que durou cerca de uma hora.
Durante as discussões, Ishiba destacou que o Japão e a UE são parceiros alinhados em valores e objetivos, reforçando o compromisso de trabalhar conjuntamente para promover o multilateralismo e uma ordem internacional livre e aberta, fundamentada no Estado de direito.
Costa, por sua vez, afirmou que o Japão é o principal parceiro da UE na região do Indo-Pacífico, sublinhando a sólida relação entre as partes, baseada em valores comuns e interesses estratégicos compartilhados.
Ambos os lados concordaram que a segurança da Europa e do Indo-Pacífico estão interligadas e decidiram intensificar a cooperação em campos como indústria de defesa e cibersegurança.
No âmbito da segurança econômica, confirmaram ainda a colaboração no fortalecimento das cadeias de suprimentos de minerais críticos, entre outras iniciativas.